Moro tem mais chances na presidência do que no Senado, aposta Podemos

Moro tem mais chances na presidência do que no Senado, aposta Podemos
Sergio Moro deixou a magistratura para ser ministro de Jair Bolsonaro Foto: Evaristo Sá/AFP

 

 

Por LUANA MELODY BRASIL | EQUIPE DE BRASÍLIA

 

Com uma agenda de conversas sobre seu futuro político, o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava-Jato Sérgio Moro desembarcou nesta quinta-feira (23) no Brasil. A previsão é que ele se encontre com lideranças políticas e empresariais interessadas em sua candidatura para a presidência em 2022. Os encontros devem acontecer em Curitiba, São Paulo e Brasília. 

Em Brasília, um dos encontros aguardados é com lideranças do Podemos, um dos partidos que estão de olho na candidatura de Moro para compor a chamada “terceira via”. Segundo o senador Jorge Kajuru (Podemos-SP), dirigentes da sigla pediram a Moro que lhes dê preferência, tendo em vista o apoio e defesa dedicados ao ex-juiz. 

 

Embora reconheça que Moro ainda não decidiu se vai entrar na vida política no próximo ano, o senador descarta que ele vá concorrer ao Senado, uma opção que tem sido levantada nos bastidores do Podemos. “Imagino que se ele decidir que não será candidato à presidência, penso que ele não será candidato a nada. Não creio nessa alternativa de Senado. Ou vem para valer como candidato à presidência ou recua e segue a vida”, disse Kajuru.

 

Ainda de acordo com o senador, a reunião das lideranças do Podemos com Moro está prevista para a semana que vem e tudo indica que será definitiva. “Não queremos mais delongas, por isso a resposta do Sérgio Moro é importante para termos uma definição. Por consideração e respeito ao juiz Sérgio Moro, combinamos que só vamos declarar o candidato à presidência depois do posicionamento definitivo dele. Mas na semana que vem esse assunto acaba, não dá para esperar mais”, afirmou.

Outro entusiasta da candidatura de Moro, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), uma das vice-lideranças da sigla, também aposta mais na candidatura para a presidência. “O juiz Sérgio Moro é a opção que o país precisa na terceira via. Torço para que ele seja candidato à presidência, mas em qualquer área que ele escolher vai ser o melhor”, aposta.

O senador já adiantou que não vai apoiar outro candidato do Podemos que não seja o ex-juiz ou Álvaro Dias. “Meu apoio para a presidência vai para apenas duas opções de candidatos próprios do Podemos, ou o Álvaro Dias ou o Sérgio Moro. Se tiver uma terceira opção, não embarco, ficarei na minha. Não serei fiador de quem não conheço”, afirma Valentim.