Detran atualiza sistema para implantar documento digital em Minas

Previsão é que Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo eletrônica (ATPV-e) passe a ser usada no dia 6 de janeiro

Detran atualiza sistema para implantar documento digital em Minas

 

Por FELIPE CASTANHEIRA

 

O Detran de Minas suspendeu a emissão de documentos para registro de veículo zero, de transferência de propriedade e de alteração de dados de veículo até a quarta-feira (6). Os prazos para serviços de veículos que vencerem durante a suspensão serão automaticamente prorrogados.  A previsão é que os serviços voltem a ser oferecidos normalmente na quinta-feira (7/1).

De acordo com a entidade, a suspensão serve para que seu sistema de informática passe por uma adequação para atender à Resolução nº 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

A resolução determina a implantação da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo eletrônica (ATPV-e).  A intenção é simplificar o processo na compra e venda dos automotores, por meio de itens de segurança mais modernos, substituindo a versão em papel moeda.  Quando o vendedor e o comprador possuírem os requisitos necessários para assinatura eletrônica da ATPV-e, o preenchimento e a assinatura poderão ocorrer nos sistemas do Detrans. O Detran de Minas informou que vai aguardar até a implementação do novo modelo para orientar com precisão sobre a nova forma de atendimento.

O CRLV-e estará disponível em formato digital, após a quitação de todos os débitos, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), pelo celular, no portal do Denatran ou por meio dos canais de atendimento dos Detrans.  Quem preferir pode carregar a versão impressa do documento, com um QR Code de segurança que é válido para fiscalização.

Bruna Rafaela Miranda trabalha como despachante ao lado do Detran da Gameleira, em Belo Horizonte e conta que ainda não é possível sentir o impacto da mudança em sua atividade. "O número de clientes deve cair um pouco, pois o serviço digital vai facilitar bastante para quem optar por fazer pela internet, mas ainda não sabemos bem como isso vai funcionar, só vamos saber  na semana que vem, depois que estiver funcionando", relata. 

Gutemberg Marcos de Oliveira  trabalha com venda de veículos e vê com bons olhos a mudança. "Hoje está tudo se tornando mais fácil, mais prático. Agora com  tudo sendo feito pela internet a negociação fica menos burocrática e o trâmite no cartório vai ficar mais fácil"