Galo é o primeiro time brasileiro a eliminar o Boca nos pênaltis na Libertadores

Galo é o primeiro time brasileiro a eliminar o Boca nos pênaltis na Libertadores
Everson defendeu duas cobranças e ainda marcou o da classificação — Foto: Pedro Souza/Atlético

 

Por O TEMPO

 

A classificação do Atlético às quartas de final da Libertadores 2021 ficará guardada na memória da torcida atleticana. Além de emocionante, o acontecimento foi histórico, porque o Galo foi o primeiro time brasileiro a eliminar o Boca Juniors em uma disputa de pênaltis no torneio continental. O clube argentino já havia participado de outras cinco decisões com brasileiros e vencido em todas. 

 

Nas oitavas de final em 2020, o Internacional foi eliminado pelo time argentino nos pênaltis (5 a 4). Na Libertadores de 2004, o Boca superou o São Caetano nos pênaltis (4 a 3) e se garantiu na semifinal da competição. Antes disso, em 2001, foi a vez do Palmeiras cair para o poderoso time argentino. Na semifinal, o Verdão foi eliminado nas penalidades (3 a 2).

 

Na edição anterior, em 2000, o Boca Juniors foi campeão em cima do Palmeiras em uma decisão de pênaltis (4 a 2). O torneio continental de 1977 também foi definido nas cobranças. O Cruzeiro, rival do Atlético, foi vice-campeão após o Boca fazer 5 a 4 nas penalidades. 

Em 2021, a classificação histórica do Galo em cima dos argentinos veio com suor triplo do goleiro Éverson, que havia falhado no lance do gol invalidado no segundo tempo. O goleiro conseguiu a redenção. Além de defender as cobranças de Villa e Rolón, foi o responsável pela última cobrança, decisiva, que deu a classificação ao Galo.