Primavera começa com chuva e previsão de temporal em Belo Horizonte

Primavera começa com chuva e previsão de temporal em Belo Horizonte

 

Por Rayllan Oliveira

 

A primavera que teve início nesta quinta-feira (22) começou com chuva em Belo Horizonte. Durante a madrugada, foram registradas pancadas isoladas em várias regiões da capital. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva na capital foi de 7,2 mm, conforme medição feita na estação Pampulha, e de 9 mm de na estação Cercadinho, na região Oeste da cidade.

Para o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo, a chegada da chuva é comum neste período do ano. "É quando ocorre a transição das estações. Passa do período seco para o período chuvoso", explica. Segundo ele, hoje deve ter pancadas de chuva entre 20 mm e 30 mm em vários pontos da capital. A previsão do tempo indica que o sol deve aparecer entre nuvens e há possibilidade de trovoadas e rajadas de vento ocasionais. Os termômetros devem oscilar entre 18°C e 30°C.

A chuva já deixa reflexo no trânsito. Em vários pontos de Belo Horizonte e da região metropolitana foram registrados pontos de alagamento e de lentidão. A Polícia Rodoviária Federal emitiu um alerta quanto aos cuidados nas rodovias mineiras durante os dias de chuva. É recomendado dirigir com os faróis ligados e manter uma maior distância de segurança entre os veículos. Em Minas Gerais, 489 cidades estão em alerta quanto aos temporais nesta quinta. A chuva pode ser acompanhada de granizo.

A Defesa Civil alerta quanto aos temporais que devem ocorrer na capital até às 8h da manhã desta sexta-feira (23). É recomendado evitar áreas de inundação e não dirigir nas ruas e avenidas sujeitas a alagamentos. Evitar regiões próximas de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva também é uma importante medida de segurança. Aos pedestres, a orientação é de evitar atravessar ruas alagadas e não deixar crianças brincando nas enxurradas.

Veja os cuidados

 

  •  Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  •  Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  •  Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.