Caminhão carregado de carvão pega fogo na MGC 120, KM 296, Guanhães.

Na noite do último sábado (09), uma grande ação militar foi montada para tentar conter um incêndio em um caminhão de carvão na MGC 120, KM 296, Guanhães

Caminhão carregado de carvão pega fogo na MGC 120, KM 296, Guanhães.
imagens da CPRv/BPMRv

De acordo com informações da GPrv , o caminhão estava imobilizado na pista de rolamento da rodovia, completamente em chamas, provocando a interdição da via nos dois sentidos. A ação contou com o apoio da 2º GPrv São João Evangelista, foi acionado também o 7º PEL BM/6º BBM sediado na mesma cidade, que compareceu ao local, combatendo as chamas em duas frentes, uma no veículo e outra no terreno de pastagem seca, com risco de propagação do incêndio ao longo da rodovia.  Em razão do caminhão esta com uma carga muito grande de carvão, e a necessidade de resfriamento, o fogo só foi controlado na manhã do domingo, sendo a pista limpa e liberada posteriormente após trabalhos de praxe da Defesa Civil, representada na pessoa do Senhor Jackson Breno Silva Oliveira.

De acordo com o comando militar responsável no local, depois de eliminado o risco à integridade física dos usuários da via, contataram o condutor do veículo via telefone, que se encontrava na cidade de Peçanha, A. L. G. R., de 40 anos, que relatou ter  saído com o veículo caminhão VW/24.250, carregado com 70 (setenta) metros cúbicos de carvão, da cidade de Peçanha com destino a Divinópolis MG, quando na MGC 120 Km 297, percebeu uma pane no motor, vindo a parar e verificar, momento em que constatou um pequeno foco de incêndio no capô de proteção do motor, que é de material fibroso, o qual propagou faíscas através da lona até alcançar os sacos de carvão e causar a combustão.  

Ainda segundo o condutor, ele usou o extintor, porém não foi suficiente, o que fez entrar novamente no veículo e retomar a direção até achar um lugar seguro para se desfazer da carga, contudo as chamas se espalharam ainda mais rapidamente por causa do vento causado pelo movimento, até que o veículo parou de vez na pista num trecho do KM 296, não sendo mais possível ligá-lo.

Diante dos fatos, o condutor abandonou o caminhão, sendo todo tomado pelo fogo, e em seguida, comunicando o fato via 190 e retornando com auxílio de terceiros até a residência dele na cidade de Peçanha.

O motorista não sofreu nenhum ferimento, apenas ficando abalado, uma vez que o caminhão era de sua propriedade e não possuía seguro, bem como pelo risco que correu no momento. O motorista Disse aos militares, possuir GCA (Guia de Controle Ambiental), bem como Nota Fiscal e irá apresenta-las em momento oportuno quando lhe for solicitado por Órgão competente.

Fonte: Comunicação da CPRv/BPMRv