PTB aprova fusão com Patriota e exclui Roberto Jefferson do novo partido

PTB aprova fusão com Patriota e exclui Roberto Jefferson do novo partido
Roberto Jefferson não ocupará cargos na nova legenda e não deve estar nem entre os filiados — Foto: Valter Campanato/Agência brasil

 

Por O Tempo Brasília


 

O PTB e o Patriota decidiram se fundir e formar um só partido, o Mais Brasil, que adotará o número 25. A decisão foi tomada pelas direções nacionais das duas siglas nesta quarta-feira (26), após não terem conseguido atender as exigências da cláusula de barreira, que asfixia o funcionamento de partidos pequenos ao não liberar para eles recursos e tempo de propaganda.

Ao decidir pela fusão, os dirigentes partidários também definiram que o ex-deputado e ex-presidente do PTB Roberto Jefferson não ocupará cargos na nova legenda e não deve estar nem entre os filiados. Para ser oficializado, a união ainda precisa passar pelo crivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A fusão consolida um processo de desidratação do PTB, que originalmente dizia representar o legado trabalhista do ex-presidente Getúlio Vargas. No período da redemocratização, porém, a legenda passou a ser integrada por Jefferson. Em 2005, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o então deputado foi o delator do mensalão.

Nos últimos anos, sob influência do bolsonarismo, o PTB deu uma guinada e alguns de seus principais integrantes passaram a atacar o Judiciário e a incentivar o armamento da população. No caso mais recente de ameaça às instituições, Jefferson xingou a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, deu cerca de 50 tiros na direção de policiais federais que cumpriam ordem de prisão contra ele, além de jogar três granadas. (Com Estadão Conteúdo)