Segundo maior cargueiro do mundo, Antonov AN-124 pousa em Confins nesta quinta

A aeronave transporta um equipamento da mineradora Anglo American, que pesa 51,5 toneladas, e consegue carregar até 150 toneladas

Segundo maior cargueiro do mundo, Antonov AN-124 pousa em Confins nesta quinta
Foto: Flávio Tavares / O TEMPO

Por DA REDAÇÃO

16/09/21 - 08h57

feira (16) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, região metropolitana da capital mineira.

A aeronave transporta um equipamento da mineradora Anglo American, que pesa 51,5 toneladas. É a primeira vez que o cargueiro pousa no terminal desde que a empresa BH Airport assumiu a gestão, há sete anos. 

O Antonov AN-124 tem 69 metros de comprimento, 73 metros de envergadura e consegue carregar até 150 toneladas de carga. Para comparação, um Boeing 737, usado na aviação civil, suporta um quarto do que o avião russo. A Airbus A320, que também é usada para transporte de passageiros, consegue carregar, no máximo, 89 toneladas

A Anglo American informa que o Antonov carrega um munhão, peça responsável pela sustentação da carga de polpa, do corpo moedor e do peso do moinho usados em processos de redução de minério de ferro. O cargueiro russo partiu da Alemanha, passou por Cabo Verbe e pousou em Confins. 

O munhão será transportado do aeroporto até Conceição do Mato Dentro, região Central do Estado, onde será instalado na planta industrial da empresa.