Nova remessa de IFA para produzir vacina Astrazeneca chega neste sábado

Anúncio foi feito pela Fiocruz, responsável pela finalização das doses em solo nacional Por DA REDAÇÃO, COM AGÊNCIAS 09/06/21 - 11h42

Nova remessa de IFA para produzir vacina Astrazeneca chega neste sábado
Vacina Astrazeneca Foto: HANNIBAL HANSCHKE / POOL / AFP

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que está confirmada a chegada, neste sábado (12/6), de uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina Astrazeneca contra a Covid-19.

"A aceleração da entrega dessa remessa permitirá a continuidade da produção da vacina e garantirá entregas semanais da vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho", divulgou em nota, sem informar quantos litros chegarão e quantas doses serão produzidas a partir do lote.

A Fiocruz tenta acelerar as próximas remessas de IFA, pois a instituição ainda permanece com capacidade de produção superior a de disponibilização do insumo. Em maio deste ano, a produção no laboratório chegou a ser parada por alguns dias devido à falta de matéria-prima- o mesmo deve se repetir a partir da próxima sexta-feira (11)

A Fundação também informou que, a partir desta semana, as entregas de doses de vacina ao Ministério da Saúde vão ocorrer em duas remessas, sendo uma às sextas-feiras, para o Estado do Rio, e outra aos sábados, para  São Paulo, de onde os imunizantes seguem para outros Estados. "A mudança se deve a um pedido da Coordenação de Logística do próprio Ministério", divulgou.

A Fiocruz já recebeu bancos de vírus e de células para a primeira produção de IFA nacional para a vacina contra a Covid-19. A previsão é produzir 50 milhões de doses nacionais, com entrega a partir de outubro deste ano.