Massa de ar quente deve elevar temperaturas a até 40º C no Sul e Sudeste do país

Massa de ar quente deve elevar temperaturas a até 40º C no Sul e Sudeste do país
Massa de ar quente avança sobre o Sul e o Sudeste nesta semana Foto: Reprodução / MetSul Meteorologia

 

Por O TEMPO

 

 

Uma enorme massa de ar quente se espalhará pelo Brasil nesta semana, e a previsão é de aumento da temperatura "muitíssimo acima" do normal previsto para esta época do ano em diversas regiões do país. Alguns Estados devem registrar máximas próximas ou acima dos 40º C, informa o site especializado MetSul Meteorologia.

De acordo com a publicação, a temperatura também irá subir em Minas Gerais, mas não muito em relação ao cenário atual. O aquecimento será mais acentuado no Triângulo Mineiro, com as máximas chegando ou até superando os 35º C em algumas cidades daquela região. Em São Paulo, cidades mais a oeste e ao norte poderão registrar máximas de entre 35º C e 40º C.

Segundo o MetSul, a novidade é que a massa de ar seco que já cobre a maior parte do país vai avançar para o Sudeste e o Sul do Brasil, que ainda não sofrem influência do ar tropical, e isso determinará um aquecimento acentuado em centenas de municípios das duas regiões.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, a estimativa é que a massa de ar eleve as temperaturas máximas em até 15º C acima do normal esperado para esta época, chegando a até 37º C em pleno inverno, na tarde da próxima quinta-feira (19).

Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso deverá registrar temperaturas máximas próximas dos 40º C na capital Cuiabá a partir de terça-feira e até o fim de semana. Já no Mato Grosso do Sul, a capital Campo Grande terá máximas de entre 36º C e 38º C, enquanto as tardes poderão chegar a 40º C em cidades do interior. 

Com o tempo extremamente seco e quente, a publicação alerta para o elevado risco de queimadas e aumento dos incêndios.