Homem é preso após agredir o próprio cão e invadir casa de vizinhos em Guanhães

Homem é preso após agredir o próprio cão e invadir casa de vizinhos em Guanhães
Fotos: ONG Pets de Rua e Adoção Guanhães/ Voluntária Nina Karl

Na manhã desta terça-feira (13) um homem foi preso em Guanhães após agredir o próprio cachorro e invadir a casa de vizinhos. A Polícia Militar foi acionada por uma das moradoras, que ao registrar a ocorrência, afirmou que o autor não era seu conhecido e invadiu o quintal de sua casa com uma cadela da raça pitbull, espancando o animal para que ele atacasse suas cachorras, que também estavam no quintal.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a PM foi até a residência da vítima e quando chegou, deparou com o homem transtornado agredindo o animal com chutes. Ao ser abordado pelos policiais, ele ameaçou a vítima e seu marido, chegando a agredir um dos moradores, tendo que ser contido pelos militares.

Segundo uma das testemunhas que presenciou o fato, antes de se dirigir para a casa das vítimas, o autor já estava agredindo o animal em vias públicas. Ao chegar na residência que invadiu, ele foi atacado pelos animais da casa.

A ONG Pets de Rua e Adoção Guanhães - Associação Protetora dos Animais na cidade, foi acionada e, representada pelas voluntárias Vera Lúcia Miranda e Nina Karla, prestou socorro à cadela, levando-a para uma clínica veterinária. Ainda de acordo com o registro policial, o animal se encontrava magro e apresentava ferimentos por todo o corpo.

O autor, que também apresentava ferimentos e sinais de embriaguez, conforme relato de pessoas que presenciaram o fato, foi levado ao Hospital Regional Imaculada Conceição, onde foi medicado e posteriormente liberado, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia de Guanhães. Ele foi preso em flagrante por abuso e maus tratos contra animais.

CADELA

A cadela agredida já está medicada e encontra-se em observação. Os voluntários também resgataram um outro cão que estava na residência do autor. Ambos se encontram em lar temporário na casa de uma das integrantes da Associação, Nina Karla, que compartilhou com a reportagem da Folha, sobre o estado dos animais: “Eles estão muito assustados. Parece que estavam há muito tempo sem se alimentar, além de magros, estavam famintos. Agora serão medicados e vão ficar em observação”, disse.

MAUS TRATOS A ANIMAIS É CRIME. DENUNCIE!

Conforme a Lei 9.605/98, artigo 32, é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Várias condutas podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, entre outros.

Hoje, a legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem pratica maus tratos contra animais. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal.

Denúncias podem ser feitas à Polícia Militar: 190

CAUSA ANIMAL

Quer contribuir com a causa animal em Guanhães? Ajude a ONG Pets de Rua e Adoção Guanhães por meio de doações!

PIX (CNPJ): 31231986/0001-34.

Por Folha