ATUALIZAÇÃO MINAS CONSCIENTE: Estado avança Microrregional de Guanhães para a ONDA VERDE, a mais flexível do Plano

ATUALIZAÇÃO MINAS CONSCIENTE: Estado avança Microrregional de Guanhães para a ONDA VERDE, a mais flexível do Plano
Divulgação Minas Consciente

O município ainda não se posicionou sobre a decisão...

Após semanas na ONDA AMARELA, nesta quinta-feira (26), o Comitê Extraordinário da Covid no Estado configurou a Microrregional de Guanhães na ONDA VERDE do Minas Consciente, a mais flexível do Plano. A decisão foi divulgada no Portal Minas Consciente na manhã desta sexta (27).

Se o Comitê da Microrregional optar por seguir a sugestão do Estado, as determinações passam a valer a partir deste sábado (28/8). O município não se manifestou até o momento.

Agora, 13 das 14 macrorregiões do estado estão na onda mais flexível do Plano, com exceção da Macrorregião Triângulo do Sul, que permanece na ONDA AMARELA. De acordo com o Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, a situação de Minas voltou a ser homogênea, e os dados são muito positivos, uma vez que a ocupação dos leitos em todas as localidades do estado tem caído.

Ainda de acordo com as informações do Estado, a média de redução é de 30%. Além disso, o número de óbitos também vem decrescendo. A tendência de queda se mantém, ainda, nos casos de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou por covid-19.

Segundo Baccheretti, o cenário positivo foi impulsionado pelo avanço da vacinação. Ele reforça que o próximo passo é garantir a segunda dose à população mineira, especialmente devido ao crescimento das amostras da variante Delta no estado.

Por Folha com Informações Portal Minas Consciente/Agência Minas