WhatsApp vai parar de funcionar em celulares antigos? Não é verdade

WhatsApp vai parar de funcionar em celulares antigos? Não é verdade

 DA REDAÇÃO

 

Circula pela internet a notícia de que o WhatsApp vai parar de funcionar em celulares antigos a partir de 2021, incluindo certos modelos de iPhone e Android. Não é bem assim: de acordo com a empresa, o suporte a esses aparelhos acabou em 2020 e não se sabe por que a informação esteja sendo divulgada como algo novo.

Sites tanto em inglês quanto em português afirmam que o WhatsApp “vai deixar de funcionar em alguns smartphones em 2021”, ou “para de funcionar em milhões de celulares nesta sexta”. Segundo tais notícias, aparelhos como  Samsung Galaxy S2, Motorola Droid Razr, LG Optimus Black e iPhone 4 se tornariam incompatíveis.

Porém o suporte do WhatsApp a esses modelos foi encerrado em fevereiro deste ano. Desde então, o app não recebe atualizações em celulares com Android 2.3.7 Gingerbread, iOS 8 ou versões anteriores. Nada mudou em relação a isso e não há nenhuma alteração prevista para 2021.

O próprio WhatsApp estranhou o burburinho, que ganhou força na Índia antes de se espalhar para outros países. A empresa diz em comunicado ao “India Today”:

“TODAS AS NOTÍCIAS DIZENDO QUE O WHATSAPP VAI PARAR DE FUNCIONAR EM 1º DE JANEIRO DE 2021 NOS IPHONES E DISPOSITIVOS ANDROID ANTIGOS, QUE NÃO RODAM PELO MENOS IOS 9 OU ANDROID 4.0.3, NÃO ESTÃO DIZENDO NADA DE NOVO. ESSES APARELHOS ANTIGOS JÁ NÃO SÃO SUPORTADOS. ELES ESTÃO APENAS FALANDO SOBRE A MUDANÇA DE POLÍTICA DO WHATSAPP QUE FOI ANUNCIADA EM DEZEMBRO DE 2019 E, DE ALGUMA FORMA, ELA FOI CONECTADA À DATA DE 1º DE JANEIRO DE 2021”.

A empresa também esclarece não haver “nenhuma alteração de política no momento”. E ressalta: “fornecemos notificação adequada aos nossos usuários que seriam afetados para que eles possam saber mais sobre como continuar a usar” antes de interromper o suporte a celulares mais antigos.